Inscrições Abertas: 1° Conferência para Trocas de Saberes sobre a Amazônia Legal

Introdução à(s) história(s) da(s) Amazônia(s) no Brasil, do período pré-colonial aos desafios contemporâneos

Tempo de leitura: 4min

Banner de divulgação da conferência

A Amazônia é um bioma de extrema importância para o planeta, no entanto, essa região historicamente sofre violências contra seu ambiente e seus povos. Ainda existem muitas lacunas no conhecimento da historiografia da Amazônia e a difusão dos conhecimentos obtidos até o momento ainda é muita restrita. 

Nesse sentido, a “I Conferência para trocas de saberes sobre a Amazônia Legal” será uma reunião educacional-científica de alcance nacional que buscará a promoção de intenso e produtivo debate sobre os potenciais científicos, acadêmicos, sociais e políticos das contribuições de diversos grupos de pesquisas, educadores e organizações sociais para as temáticas que envolvam a região Amazônica. 

Tem como objetivo contribuir para a aquisição e difusão de conhecimentos teóricos sobre a história da Amazônia brasileira, desde o período pré-colonial até os desafios contemporâneos, buscando a compreensão da complexidade das temáticas que atravessam esse território, sua biodiversidade, seus povos e sua organização.

O evento será presencial com transmissão online ao vivo.

A conferência contará com a presença de professores, pesquisadores, artistas e ativistas de movimentos sociais de diferentes regiões do Brasil. Dentre as atividades a serem realizadas estão: palestras teóricas e expositivas, mesa-redonda, oficinas, roda de conversa e debate, comunicação científica, e exposições audiovisuais e artísticas.

Os temas abordados durante o evento serão relativos a historiografia da Amazônia pré-colonial, colonial e contemporânea, etnocídio, organização social, impactos biopsicossociais e ambientais das obras de infraestrutura, desafios contemporâneos e perspectivas futuras, além de abordar ferramentas disponíveis na luta anticolonial para manutenção da floresta e seus povos.

Veja a programação completa abaixo.

Programação presencial da conferência
Programação online da conferência

O período de submissão de resumos com resultados de pesquisas/projetos para a Conferência será de 01 de abril a 31 de maio de 2023. As regras para submissão serão publicadas aqui.

Os valores das inscrições serão destinados a custear as despesas com o evento, como alimentação, hospedagem e deslocamento das pessoas que ministrarão as atividades. Portanto, precisamos da sua colaboração para que o evento aconteça da melhor forma.

Inscrições em grupos de 5 ou 10 pessoas terão descontos de 10 e 20%, respectivamente. Para obter o desconto enviar e-mail (com o título “Inscrição em grupo”) com o nome de todas as pessoas do grupo para: captacao@napra.org.br . Informações de como proceder a inscrição serão enviadas após o recebimento do e-mail de solicitação.

Qualquer lucro (se houver) obtido após o pagamento das despesas serão destinados aos projetos com as comunidades que o NAPRA apoia. Relatório de atividades e prestação de contas serão divulgados publicamente de forma a garantir a transparência do financiamento obtido por meio das inscrições e/ou colaboradores em até dois meses após o evento.

Vagas limitadas! Corra e garanta sua participação.

Continue nos acompanhando em nossas redes sociais!

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.