Somos uma organização privada sem fins lucrativos que atua em conjunto com comunidades ribeirinhas e promove a formação de pessoas interessadas em contribuir com as interações comunitárias na Amazônia. 

Estamos presentes em comunidades da zona rural de Porto Velho, capital de Rondônia, próximas a 3 Unidades de Conservação Federais e localizadas às margens de um dos mais importantes rios da região: o Rio Madeira.

O NAPRA acredita que todas as ações que visem a conservação da floresta devem ser desenvolvidas em parceria com as comunidades que a habitam, cujos modos de vida permitem a existência da floresta em pé. Os povos tradicionais estão dentre os mais prejudicados pelo modelo de desenvolvimento de valorização do capital. São inúmeras as ameaças que os afetam, tais como: desmatamento, garimpo, impactos da construção de hidrelétricas, queimadas, grilagem de terras. 

Portanto, nosso grande objetivo é realizar vivências e promover o engajamento entre as pessoas voluntárias e das comunidades ribeirinhas, buscando fortalecer a participação social e o acesso a políticas públicas para melhorias socioambientais. 

Todas as nossas ações são pensadas a partir da educação popular, reconhecendo que as interações sociais com as comunidades ribeirinhas são a base para a aprendizagem e construção participativa de projetos coerentes com a realidade dos territórios ribeirinhos amazônicos.

Com os anos de experiência, compreendemos que a missão do NAPRA não é apenas atuar em conjunto com as comunidades ribeirinhas de Rondônia. É também contribuir para a formação de estudantes e profissionais integrantes do NAPRA sobre o contexto amazônico e em temáticas relacionadas à organização social, cultura, saúde, saneamento, entre outras.

Esperamos possibilitar novas formas de perceber e estar no mundo, para que as pessoas sintam-se sensibilizadas e engajadas, tornando-se multiplicadoras da causa socioambiental.

Quer saber mais?

Utilize os links abaixo para se informar mais sobre nós!