2017 – Atendimento Oftalmológico NAPRA

,

Realização: Julho de 2017 e Julho de 2018

Território de atuação: São Carlos do Jamari, Nazaré e Resex Lago do Cuniã

Sobre o projeto:

No Brasil, estudos apontam que 22,9% dos motivos que levam à evasão escolar estão relacionados a problemas de visão e quase 20% da população brasileira necessita usar óculos e não sabe.

A partir de estudos feitos pelo NAPRA e com dados como este, se iniciou o projeto de “Atendimento Oftalmológico NAPRA”. Assim, em julho de 2015, o grupo executou um projeto de avaliação da acuidade visual com as crianças da comunidade Reserva Extrativista do Lago do Cuniã (RESEX Cuniã). Graduandas da faculdade de Catanduva fizeram testes de acuidade visual por meio da tabela de Snellen na escola do núcleo Silva Lopes e avaliaram um número significativo de crianças com baixa acuidade visual e o seu impacto no desempenho escolar das crianças. Em 2016 dando-se continuidade ao projeto, foi realizada a avaliação tanto de crianças como adultos da comunidade como um todo.

Com esses resultados e a partir de relatos dos comunitários, o NAPRA, a Renovatio e os médicos oftalmologistas Dr. Lenine Botigelli e Dr.Felipe Ciconelli Peixoto se uniram para realizar uma ação conjunta, no período do dia 13 a 21 de Julho de 2017, em duas comunidades nas quais o NAPRA atua há diversos anos: a Reserva Extrativista do Lago do Cuniã e a comunidade de Nazaré, em Rondônia.

Através de parcerias com o Instituto Verter, Hospital de Olhos de Guarulhos, Secretaria Municipal de Saúde de Porto Velho, Dr. Milton Yogi, Marte Veículos e apoio a partir de doações, realizamos 492 atendimentos oftalmológicos com o total de 235 óculos distribuídos, além do encaminhamento de 57 pacientes diagnosticados com doenças oculares para centros de referência em Porto Velho.

No ano seguinte, durante o período de 15 a 20 de Julho de 2018, foi a vez de realizar o projeto na comunidade de São Carlos do Jamari (SCJ), onde comunidades próximas também foram atendidas, como Cavalcante, Rio Verde, Bom Serazinho, Brasileira e Prosperidade. O atendimento aconteceu na estrutura da escola EMEF Henrique Dias, na comunidade de SCJ e foram realizados 641 atendimentos oftalmológicos, 465 óculos doados e 111 pacientes encaminhados para centros de referência.

Pacientes diagnosticados com déficit de acuidade visual receberam as receitas, fizeram escolha das armações dos óculos e receberam orientações sobre patologias oculares, cuidados com os óculos e melhores práticas de saúde ocular. Os pacientes diagnosticados com outras patologias oftalmológicas, que necessitam de acompanhamento ou cirurgias foram encaminhados para centros de referência em Porto Velho – RO.

As armações dos óculos foram encaminhadas para Brasília – DF, onde foram feitas as montagens dos óculos de acordo com as lentes prescritas e os óculos confeccionados foram transportados de volta a comunidade de São Carlos e distribuídos para seus respectivos donos por intermédio das agentes comunitárias do posto de saúde.  

Parcerias:

– Dr. Lenine Botigelli e Dr.Felipe Ciconelli Peixoto (Doutores que realizaram os atendimentos em 2017 e 2018)

– Dr. Milton Yogi (Conselheiro e colaborador em 2017 e 2018)

– Instituto VerTer (cederam equipamentos para exames em 2017 e 2018) 

– Secretaria Municipal de Saúde de Porto Velho (Transporte de equipe e equipamentos em 2017 e 2018)

– Hospital de Olhos de Guarulhos (em 2017) 

– Marte Veículos (transporte dos equipamentos em 2017)

– Instituto Ver e Viver (doação de armações e lentes e montagem dos óculos em 2018).

– Ótica de Paula (Americana – SP) e Óticas Diniz (Porto Velho – RO) (doação de armações em 2018)

– Jamef (transporte dos equipamentos em 2018)

– Doações diversas do público que acompanha e confia no trabalho do NAPRA (em 2017 e 2018)


Acesse o relatório aqui

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *