2008 – Fortalecimento da cadeia de valor da castanha-do-brasil

,

Realização: Início em 2008, com continuidade até 2019.

Território de atuação: Reserva Extrativista Lago do Cuniã

Sobre o projeto:

O NAPRA engloba dentro de sua visão a importância da valorização do trabalho extrativista, para garantia da reprodução sociocultural das populações tradicionais, e para a manutenção e proteção dos recursos naturais que mantêm a floresta em pé. Diante disso, foram realizadas diversas iniciativas visando o fortalecimento da cadeia de valor da castanha-do-brasil no território da Reserva Extrativista Lago do Cuniã (RO), através da associação Arte e Castanha com apoio do NAPRA.
O projeto nasceu em 2008 e perdurou de maneira ativa até o ano de 2019, sendo que a última atividade de destaque desenvolvida, foi a formação de estoque e beneficiamento da castanha-do-brasil. Ao longo dos 11 anos de projeto, as iniciativas foram diversas, e abrangeram diferentes aspectos de gestão organizacional e financeira, boas práticas de manejo, beneficiamento do produto, formação de estoque, comercialização e intercâmbios de aprendizado em outras localidades.

Financiamentos e premiações:

Financiamento da S3 – Scientific Solutions for Sustainability (alemanha) – Destinado para viabilização de estoque e beneficiamento da produção (2019)

PNUD – Viabilização do diagnóstico de produção da castanha-do-brasil na Reserva Extrativista Lago do Cuniã (2018)

Menção honrosa na premiação Jorg Zimmerman (2017)

Intercâmbio entre extrativistas da RESEX Lago do Cuniã (RO) e à RESEX do Rio Iriri (PA): Compartilhando experiências de miniusina de produtos Florestais não madeireiros e manejo de castanhais e Copaibeiras (agosto/2017) (Apoio ISA)

Implementação de desidratador de castanha (2016) (apoio ISA)

Edital CESE – Financiamento destinado à construção do galpão de armazenamento da associação Arte e Castanha (2010)

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *