Valéria Vasconcelos
A formação proporcionada pelos encontros e pelas experiências no NAPRA é de um valor inestimável. Expande horizontes e aproxima espaços, territórios e pessoas.
Silvio Eduardo Alvarez Candido
"A experiência no NAPRA foi um divisor de águas em minha vida. Ela me possibilitou expandir meu senso da realidade e propiciou refletir sobre rumos que considerava "naturais" para a minha vida, ampliando minhas possibilidades de escolha e me tornando mais livre."
Marcelo Salazar
Marcelo Salazar é formado em Engenharia de produção Química pela Universidade Federal de São Carlos - SP. Juntamente com a graduação, foi voluntário para apoiar o desenvolvimento de comunidades tradicionais no rio Madeira com o NAPRA (...)
Iraí Maria de Campos Teixeira
"O NAPRA me proporcionou as melhores experiências de vida, tanto profissional como de crescimento pessoal. Aprendi a importante de atuar COM a comunidade, e não apenas PARA ou NA comunidade. E isso mudou minha visão de mundo."
Helena Gonçalves
“Fazer parte do NAPRA me propiciou uma vivência e aproximação profissional da realidade da Amazônia, e especialmente das comunidades ribeirinhas e da produção extrativista que eu ainda não tinha e sempre quis ter. Me ajudou a mudar o foco da minha carreira e me aproximar mais do que me inspira e realiza profissionalmente. Além disso, me trouxe experiência com gestão organizacional e de projetos.”
Fernanda Verissimo Soule
"Participar do NAPRA foi uma das experiência mais intensas e cheias de aprendizados que já tive. No NAPRA, aprendi sobre a Amazônia e as Amazônias, sobre saúde, educação, ocupação da terra, direito, populações tradicionais, ecologia. Também aprendi sobre trabalho em grupo, liderança, escuta ativa, coragem, paciência e perseverança. Aprendi, ainda, sobre o outro e sobre mim mesma. Tanto nas comunidades quanto nas equipes com as quais trabalhei, conheci pessoas incríveis e fiz amizades que levo para sempre. Além disso, a rede do NAPRA abre muitas oportunidades para aqueles que querem trabalhar com questões socioambientais. O NAPRA é um caminho que indico muito para pessoas interessadas em atuar com comunidades tradicionais ou mesmo para aquelas em busca de uma nova experiência. "
Diógenes Valdanha Neto
"O NAPRA é um motor de transformação complexo e resiliente. As dimensões do impacto das atuações vão desde a formação mais crítica e interdisciplinar de novos profissionais até a melhoria de situações de gestão desafiadora nas comunidades nas quais atua, passando de forma marcada pela co-formação de moradores locais na construção das ações desenvolvidas."
Ayri Saraiva Rando
"Em relação às experiências na atuação direta em 2006 e 2007, enfatizaria a tentativa da abordagem de questões voltadas ao saneamento de pequenas comunidades, direito básico não acessível às comunidades apoiadas pelo NAPRA. Desde então, percebe-se que quase nada mudou em tais comunidades nestas questões, além disso, houve a implementação das hidrelétricas no Rio Madeira, a inundação marcante em 2014 e o atual contexto da COVID-19. Portanto, para mim, as temáticas a seguir tornam-se extremamente relevantes para atuação do NAPRA junto às comunidades ribeirinhas da região: saneamento básico, gestão de riscos com vistas à redução de riscos de desastres e gerenciamento de desastres, desenvolvimento regional e local considerando a presença das hidrelétricas e abrangendo a pandemia em andamento."