Cavalcante está localizada na zona rural do município de Porto Velho, no estado de Rondônia. É cercada pela Floresta Nacional (FLONA) de Jacundá e está localizada na margem direita do Rio Madeira. Aproximadamente 80 famílias residem no local.
A comunidade surgiu a partir do plano de reconstrução do governo após a grande cheia de 2014, causada pela abertura da barragem das hidrelétricas de Santo Antônio e Jirau. Esse episódio fez com que as populações ribeirinhas do Baixo Madeira das comunidades vizinhas tais como, São Carlos do Jamari, Curicacas, Terra Caída, Brasileira, entre outras, se deslocassem para essa área durante a enchente. Muitas famílias voltaram para suas casas, porém outras não conseguiram retornar e permaneceram no território.
São variadas as formas de trabalho presentes em Cavalcante. Alguns pescam, cultivam a terra, coletam e/ou tem seu próprio negócio. É extremamente comum que uma mesma pessoa desenvolva mais de uma, ou até mesmo todas as atividades citadas, mostrando como é diversa a fonte de renda das famílias.

A comunidade não possui escolas, por esse motivo, as pessoas se deslocam diariamente para outras localidades para estudar. São Carlos do Jamari é o principal destino, por ser a comunidade que possui estrutura escolar mais próxima. Por não possuir uma Unidade Básica de Saúde, São Carlos também se torna o destino para aqueles que precisam de atendimento médico. Agentes de saúde de São Carlos do Jamari se deslocam periodicamente até a comunidade para realizar acompanhamento médico básico, e fazem uso do postinho, instalação construída pelas próprias pessoas da comunidade.

Mais detalhes sobre a comunidade de Cavalcante em nosso BLOG/OBSERVATÓRIO