Edital NAPRA n. 001/2021

Processo Seletivo para entrada de novas(os) integrantes direcionada aos Grupos de Trabalho no NAPRA – Núcleo de Apoio à População Ribeirinha da Amazônia

Disposições gerais: 

1.1 O NAPRA – Núcleo de Apoio à População Ribeirinha da Amazônia torna pública as inscrições para o processo de seleção de candidatas(os) direcionados aos Grupos de Trabalho.
1.2 Para participar do processo seletivo a(o) candidata(o) tem que estar apta(o) e ter disponibilidade para frequentar os encontros de Formação Básica, bem como as Reuniões Gerais e atividades dos Grupos de Trabalho
1.3 As formações são divididas em Formação Básica e Formação Interna. A Formação Básica tem duração de 06 (seis) meses e é obrigatória para as(os) novas(os) integrantes, ela dará suporte básico para compor a equipe atuante nos projetos. A Formação Interna tem caráter de aperfeiçoamento da equipe já existente mas não anula a presença das(os) novas(os) integrantes.

1.4 As Reuniões Gerais são intercaladas entre questões institucionais e formação interna.

Da comissão de seleção:

2.1 O processo de seleção será conduzido pela equipe do NAPRA designada a função do recrutamento e seleção. A comissão é composta por atuantes de todos os Grupos de Trabalho para melhor efetividade na avaliação da(o) candidata(o).

2.2 Cada candidata(o) inscrita(o) deverá alegar no formulário se tem algum vínculo com quaisquer pessoas da equipe de seleção.

Da inscrição e etapas do Processo Seletivo:

3.1 Poderão participar do processo seletivo maiores de 18 anos com interesse e disponibilidade para trabalhar voluntariamente no NAPRA – Núcleo de Apoio à População Ribeirinha da Amazônia. 

3.2 Para fazer a inscrição no Processo Seletivo com entrada direcionada aos Grupos de Trabalhos a(o) candidata(o) deverá preencher o formulário (https://forms.gle/3uNjEfqjJF4wgkzg6), escrever a proposta de redação e pagar uma taxa de R$10,00 para fins institucionais. Aos que podem pagar um valor colaborativo maior, sugerimos o valor de R$ 20,00.

3.3 A(o) candidata(o) deverá efetuar o pagamento através dos meios disponíveis no formulário e anexar o comprovante de pagamento no campo correspondente no formulário (independente da forma que for efetuá-lo, sem ele, a(o) candidata(o) não consegue finalizar a inscrição).

3.4 Serão 19 vagas no total, tendo prioridade pessoas pretas, pardas, indígenas, quilombolas, ribeirinhas, LGBTQIA+. Ao realizar a inscrição a(o) candidata(o) deverá declarar que se enquadra no perfil das vagas sociais. Em relação a taxa para fins institucionais, as pessoas pertencentes ao perfil das vagas sociais podem contribuir conforme orientações anteriores (vide item 3.2) ou se inscreverem com a isenção de taxa,  conforme instruções do próximo item.

3.5 Isenção de Taxa: Serão isentos da taxa para fins institucionais: pretas (os), pardas(os), indígenas, quilombolas, ribeirinhas(os), bolsistas do PROUNI, estudantes da permanência estudantil e LGBTQIA+. Candidatas(os) que se encaixam neste perfil e queiram realizar a inscrição com a isenção da taxa, devem enviar um e-mail para processoseletivo@napra.org.br com o título “VAGA SOCIAL-PS” solicitando o benefício. 

3.6 Etapas do Processo Seletivo: Primeira fase: Preenchimento do formulário com redação sobre temáticas trabalhadas e discutidas no NAPRA e pagamento colaborativo. Segunda fase: Dinâmica em grupo para resolução de problemáticas que são trabalhadas e discutidas no NAPRA. Terceira fase: Entrevista individual para conhecer melhor a(o) candidata(o) e os interesses em participar da instituição.

3.7 Número de vagas abertas por Grupo de Trabalho (GTs) e horas semanais dedicadas exclusivamente para atividades dos GTs:

Cronograma do Processo Seletivo

Grupo de Trabalho Formação Horas semanais:  04 horas
Número de vagas: 03 vagas
Grupo de Trabalho AdministraçãoHoras semanais: 04 horas
Número de vagas: 05 vagas
Grupo de Trabalho Comunicação Horas semanais: 04 horas
Número de vagas: 05 vagas
Grupo de Trabalho Captação de Recursos Horas semanais: 04 horas
Número de vagas: 04 vagas
Grupo de Trabalho Editais Horas semanais: 04 horas
Número de vagas: 02 vagas

3.8. As horas descritas na tabela acima correspondem exclusivamente às atividades realizadas nos Grupos de Trabalho, não incluindo as horas de trabalho das outras atividades descritas no item 1.2

Das habilidades e características das(os) candidatas(os) para cada Grupo de Trabalho: 

4.1 Grupo de Trabalho de Formação 

Habilidades: Trabalho em equipe; Facilidade com leitura; Entendimento básico sobre território amazônico; Proatividade; Boa comunicação; Organização.

Experiências que serão valorizadas: Métodos pedagógicos voltados à facilitação de processos formativos; Planejamento e execução de rodas de conversa; Construção coletiva. 

Atividades que a(o) candidata(o) irá desenvolver: Preparo de reuniões formativas internas e externas à equipe NAPRA; Preparo de rodas de conversa; Seleção de bibliografias; Contato com convidadas(os) para os encontros formativos.


4.2 Grupo de Trabalho de Administração

Habilidades: Proatividade; Trabalho em grupo; Facilidade em trabalhar com planilhas; Facilidade em trabalhar com logística.

Experiências que serão valorizadas: Experiências práticas com gestão de recursos humanos;  Experiências práticas com prestação de contas.

Atividades que a(o) candidata(o) irá desenvolver: Prestação de contas; Acompanhamento das pessoas da equipe: preencher e acompanhar planilhas de presença e entrega de certificados; Acompanhamento de projetos; Logística de reuniões presenciais (quando voltarem de forma presencial); Acompanhar atividades do GT.

 
4.3 Grupo de Trabalho de Comunicação
Habilidades: Comunicação e articulação a partir de mídias sociais e e-mail; Facilidade em se manter conectado em diferentes canais de notícias e informações tanto quanto compartilhá-las; Aptidão para aprendizado de instrumentos de pesquisa e produção de conteúdo; Familiaridade e desenvoltura para criação de conteúdos a partir de diferentes ferramentas disponíveis em redes sociais e em diferentes redes sociais (ex.: reels, IGTV, stories, tik tok, entre outros)

Experiências que serão valorizadas: Experiências em marketing digital e comunicação social; Experiências de gestão de outras ferramentas de comunicação como: newsletter, wordpress, canva, entre outras plataformas.

Atividades que a(o) candidata(o) irá desenvolver: Gestão de mídias sociais, planejamento de postagens e produção de conteúdo; Gestão de outras plataformas como pólen, wordpress, newsletter, entre outras; Edição de vídeos e imagens, produção de artes.

4.4 Grupo de Trabalho de Captação de Recursos
Habilidades: Proatividade; Noções básicas de captação de recursos no terceiro setor; Trabalho em equipe; Monitoramento financeiro.

Experiências que serão valorizadas: Experiências práticas em captação de recursos; Trabalho em grupo; Interlocução com financiadores.

Atividades que a(o) candidata(o) irá desenvolver: Monitoramento de plataformas virtuais de doação; Monitoramento de resultados; Construir planos de captação de recursos; Procurar parceiros e oportunidades de financiamento para projetos; Desenvolver atividades de captação; Mobilização de doadores.


4.5 Grupo de Trabalho de Editais

Habilidades: Proatividade;  Gostar de trabalho em equipe; Domínio da língua inglesa, principalmente na escrita; Conhecimento sobre leis de incentivo; Captação via edital.

Experiências que serão valorizadas: Experiência com comunidades tradicionais; Experiência com escrita de editais; Experiência trabalho em grupo/equipe;  Experiência em planejamento de projetos.

Atividades que a(o) candidata(o) irá desenvolver: Procura de edital; Interpretação e adequação de projeto; Escrita de projeto; Revisão de texto; Organização de documentação; Elaboração de orçamento e cronograma.

Das etapas do Processo Seletivo:

5.1 Primeira fase: consiste na inscrição através do formulário (https://forms.gle/3uNjEfqjJF4wgkzg6), além dos dados pessoais irá conter o campo para redação com tema relacionado à nossa Formação Básica. O objetivo é conhecer o perfil do candidato e seu conhecimento geral sobre questões que são discutidas e trabalhadas no NAPRA.

5.2 Segunda fase: consiste na dinâmica em grupo, na qual será apresentada uma problemática real das comunidades que o NAPRA atua para que os grupos pensem em projetos. O objetivo é analisar o trabalho em equipe, as ideias relacionadas com o contexto em que o NAPRA atua e o raciocínio lógico na elaboração de projetos. Além disso, acredita-se que o candidato terá uma breve experiência de como é a realização de projetos no NAPRA e entenderá melhor se quer/gosta e/ou se identifica com o trabalho do NAPRA.

5.3 Terceira fase: consiste na entrevista individual. O objetivo é conhecer melhor a(o) candidata(o) e seu real interesse em trabalhar na instituição.

Da aprovação:

6.1 Todas as fases têm caráter eliminatório. 

6.2 Serão consideradas(os) aprovadas(os) as(os) candidatas(os) que se enquadram nos pré-requisitos estabelecidos pela instituição. O pré-requisito principal e obrigatório é a participação nos encontros de Formação Básica que acontecem quinzenalmente às quartas-feiras, bem como as Reuniões Gerais que acontecem quinzenalmente aos domingos (no primeiro semestre de 2021 todas as atividades serão online, posteriormente será avaliada a possibilidade de realizar alguns encontros presenciais). Caso seja possível a realização de encontros presenciais no segundo semestre, a nova dinâmica será discutida com a equipe como um todo.

Das disposições finais: 

7.1 Ações e Deveres para com a instituição: a(o) voluntária(o) deverá exercer as atividades na entidade conforme a(o) mesma(o) se propôs ao assinar o termo de compromisso, com a expectativa de pelo menos um ano de permanência no NAPRA. Em relação a carga horária, a mesma poderá ser ampliada caso a pessoa seja selecionada para a execução de projetos à campo em Rondônia, estes se obrigam a cumprir e a respeitar as normas de conduta propostas pela entidade no campo de atuação. Em caso de rescisão de contrato, a instituição deverá ser avisada com antecedência (vide item 7.5). 

7.2 Da Formação Básica:  Todas(os) as(os) candidatas(os) selecionadas(os) deverão participar dos encontros de Formação Básica que ocorrem quinzenalmente toda quarta-feira. A formação será dividida em 10 temáticas que são fundamentais para um entendimento teórico básico de como o NAPRA trabalha. Os temas abordados são: Contexto Amazônico; Contexto de Rondônia; Decolonialidade e Branquitude; Pluralidade dos povos da floresta; Educação Popular; Cultura; Saúde; Saneamento; Produção e Organização Social.

7.3 Das Reuniões Gerais: Todas(os) as(os) candidatas(os) selecionadas(os) deverão participar das Reuniões Gerais que ocorrem quinzenalmente aos domingos. Nestas reuniões ocorrem as formações internas da equipe, onde são discutidas temáticas atuais referentes aos territórios de atuação da instituição e a Amazônia como um todo; e discussões de questões institucionais e de funcionamento interno do NAPRA.

7.4 Dos certificados: Fica sob responsabilidade do NAPRA fazer a entrega de certificados mediante a participação/execução de atividades de cada um(a) das(os) integrantes. 

 7.5  Da saída da instituição: Todas(os) as(os) candidatas(os) selecionadas(os) receberão um termo de adesão ao trabalho voluntário que deverá conter a assinatura da(o) mesma(o), bem como da diretoria do NAPRA, para que seja documentada a participação e outras informações sobre regimento interno e obrigações de ambos os lados. O termo poderá  ser rescindido por qualquer uma das partes, devendo a outra ser comunicada, por escrito via e-mail, com antecedência, não havendo qualquer indenização a(ao) voluntária(o).

Primeira fase: Preenchimento do formulário com redação sobre temáticas trabalhadas e discutidas no NAPRA14/01 à 24/01
*prorrogado até 27/01
Divulgação do resultado da primeira fase28/01
Segunda fase: Dinâmica em grupo para resolução de problemáticas que são trabalhadas e discutidas no NAPRA.01/02 à 03/02
Divulgação do resultado da segunda fase05/02
Terceira fase: Entrevista individual para conhecer melhor a(o) candidata(o) e os interesses em participar da instituição.08/02 à 11/02
Divulgação do resultado final14/02
Início das atividades21/02