Perfil dos participantes

Os estudantes e profissionais voluntários do NAPRA estão concentrados em quatro regionais no estado de São Paulo – Campinas, Catanduva, São Carlos e São Paulo –  e em uma regional no estado de Rondônia – Porto Velho.

Em São Paulo os participantes passam pela formação que antecede a vivência e atuação junto às comunidades ribeirinhas do Baixo Rio Madeira, em Rondônia. Já em Porto Velho, a regional possui um corpo de profissionais que  já passaram pelo processo de formação e atualmente acompanham permanentemente projetos nas comunidades apoiadas.

Devido ao caráter multidisciplinar da organização, pessoas de qualquer área profissional, se identificando com a missão do NAPRA, nossos princípios e objetivos, podem participar. Já participaram do NAPRA estudantes e profissionais das mais diferentes áreas do conhecimento, tais como: educação, comunicação, ciências sociais, serviço social, psicologia, medicina, odontologia, enfermagem, biologia, fisioterapia, engenharia de produção, engenharia ambiental, gestão ambiental, entre outras.

Todas as pessoas vinculam-se ao NAPRA por meio de um processo de seleção criterioso, tornando-se Membros Interinos da organização no seu primeiro ano de formação. A partir do segundo ano, elas passam para a categoria de Membros Efetivos. Desde o início, todos estão sujeitos ao Estatuto Social do NAPRA e colaboram com a sua gestão, já que se trata de uma instituição cujo processo de decisão é participativo e orgânico.

A expectativa é de que os participantes da formação sejam sensibilizados a atuar de uma maneira positiva na região amazônica ou que se tornem multiplicadores da causa socioambiental Amazônica e incorporem em suas vidas pessoais e profissionais os aprendizados obtidos.