NAPRA NO FORTALECIMENTO DA CADEIRA DE VALOR DA CASTANHA-DO-BRASIL

​Nas últimas semanas, o NAPRA esteve em Rondônia para realizar algumas atividades junto à comunidade da RESEX Lago do Cuniã!

Uma delas foi a realização de um novo teste no desidratador de castanhas-do-Brasil instalado na comunidade. A equipe do NAPRA (Bruna Agna, Cássia Yamanaka e Helena Gonçalves) acompanhou o grupo de castanheiros e membros da Associação Arte Castanha no processo de auto-clavagem, quebra, desidratação e embalagem de castanhas do Brasil produzidas dentro da RESEX.

O objetivo do projeto é agregar valor ao produto do extrativismo, já que durante a safra da castanha ela se torna principal fonte de renda de muitas das famílias e a necessidade de capital imediato os leva a vender a produção a atravessadores, independentemente dos preços praticados pelos mesmos.

Após o intercâmbio à Mini-usina do Rio Novo, na RESEX Rio Iriri no Pará, em agosto de 2017, realizado em parceria com o Instituto Socioambiental, dois comunitários puderam demonstrar o que viram e aprenderam sobre o beneficiamento da Castanha do Brasil. A experiência foi bem sucedida e os dois se mostraram bastante apropriados do processo, assim como o restante do pessoal que compareceu e participou botando a mão na massa e quebrando muita castanha!

O próximo passo é realizar novos testes, para continuar aprendendo, e comercializar as castanhas diretamente no mercado de Porto Velho, o que gerará um incremento de renda importante para a comunidade. Acreditamos que a exploração e comercialização adequada e acrescida de valor de produtos extrativistas favorece a permanência das populações extrativistas em seus territórios e fortalece a cultura tradicional, o que contribui com a manutenção da floresta em pé.

Quer contribuir com o projeto e ainda saborear a castanha do Cuniã? Entre em contato conosco.

https://www.instagram.com/napra.br/

https://www.facebook.com/napra.br