Community Sollutions Program – Vivência nos E.U.A

O programa de Voluntariado NAPRA possibilita muitas oportunidades e aprendizados. Além do nosso programa de formação, nas temáticas socioambientais, temos como missão impulsionar e apoiar para o crescimento profissional dos nossos voluntários, sendo por cursos, palestras ou vivências e que assim de alguma forma se agregue ao NAPRA, formando uma rede.
Como exemplo temos a vivência de uma das nossas voluntárias, e hoje também coordenadora de formação, que com o apoio do NAPRA teve a possibilidade de participar de um programa nos Estados Unidos.
Helena Gonçalves, gestora ambiental e membro do NAPRA desde 2016, participou entre agosto e dezembro de 2017 de um programa financiado pelo Departamento de Estado dos EUA chamado Community Sollutions Program.

O programa reúne líderes do mundo todo que trabalham com desenvolvimento comunitário, em 4 áreas de conhecimento: questões ambientais, questões de gênero, resolução de conflitos e tolerância e transparência e accountability.

Nos EUA, Helena participou de um curso de liderança juntamente com profissionais de mais 54 países, e trabalhou, como parte do programa, na Rural Action, organização não-governamental que atua em projetos relacionados à promoção da agricultura sustentável e alimentação saudável e à valorização da produção e consumo de produtos florestais não-madeireiros no estado de Ohio, como nozes, xarope de bordo (maple), frutas, ginseng e outras raízes.
Além das oportunidades de intercâmbio de conhecimento e aprendizado sobre diversas iniciativas socioambientais nos EUA e no mundo, a experiência trouxe também um aprendizado sobre ferramentas e técnicas de liderança, planejamento e gestão de organizações não governamentais e uma rede internacional de contatos e apoiadores.

De volta ao Brasil, a última etapa do programa é o desenvolvimento de um projeto na comunidade de origem, para aplicar todo o conhecimento adquirido no semestre passado. Já tendo atuado na RESEX do Lago do Cuniã em julho de 2017 no projeto de fortalecimento da cadeia da Castanha-do-Brasil, Helena embarcará em janeiro para Rondônia para ajudar a fortalecer o grupo de castanheiros e a associação Arte-Castanha, recém-reativada, e estruturar a comercialização da castanha diretamente com cooperativas ou empresas, obtendo um preço melhor do que a venda a atravessadores.

Para viabilizar o projeto, que será desenvolvido juntamente com o NAPRA, precisamos do apoio de todos. Acesse o link e faça a sua doação: https://igg.me/at/jbloiGuQaZ0

 

Gostou?

Curta e compartilhe em suas redes sociais

 

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *