Atendimento Oftalmológico da população ribeirinha da Amazônia

Projeto Atendimento Oftalmológico da população ribeirinha da Amazônia com o NAPRA!

Você sabia que 22,9% dos motivos que levam a evasão escolar estão relacionados a problemas de visão? Quase 20% da população brasileira necessita usar óculos e não sabe.

A partir de estudos feitos pelo NAPRA e com dados como este, se iniciou o projeto de “Atendimento Oftalmológico NAPRA”. Assim, em julho de 2015, o grupo executou um projeto de avaliação da acuidade visual com as crianças da comunidade Reserva Extrativista do Lago do Cuniã (RESEX Cuniã).  Alunas da faculdade de Catanduva fizeram testes de acuidade visual por meio da tabela de Snellen na escola do núcleo Silva Lopes e avaliaram um número significativo de crianças com baixa acuidade visual e o seu impacto no desempenho escolar das crianças. Em 2016 dando-se continuidade ao projeto, foi realizado a avaliação tanto de crianças como adultos da comunidade como um todo.

Com esses resultados e a partir de relatos dos comunitários, o NAPRA, a Renovatio e os médicos oftalmologistas Dr. Lenine Botigelli e Dr.Felipe Ciconelli Peixoto se uniram para realizar uma ação conjunta, no período do dia 13 a 21 de Julho de 2017, em duas comunidades nas quais o NAPRA atua há diversos anos: a Reserva Extrativista do Lago do Cuniã e a comunidade de Nazaré, em Rondônia.

Através de parcerias com o Instituto Verter, Hospital de Olhos de Guarulhos, Secretaria Municipal de Saúde de Porto Velho, Dr. Milton Yogi, Marte Veículos e apoio a partir de doações, realizamos 492 atendimentos oftalmológicos com o total de 235 óculos distribuídos, além do encaminhamento de 57 pacientes diagnosticados com doenças oculares (catarata, pterígeo, glaucoma,etc.) para centros de referência em Porto Velho.

Agradecemos a todos aqueles que contribuíram para que esse projeto fosse realizado.

2018 teremos mais!!

Ficou interessado? Pode contribuir de alguma forma?
Entre em contato com o NAPRA.

Apoiadores: